9 Cuidados a ter com Lareiras Ecológicas de Bioetanol

9 Cuidados a ter com Lareiras Ecológicas de Bioetanol

Saiba que cuidados deve ter durante a utilização da sua lareira ecológica.
Nos últimos anos, as lareiras de bioetanol têm vindo a ganhar popularidade, devido às suas vantagens comparativamente às lareiras tradicionais. Seja porque são de uso cômodo e limpo,  fácil manutenção, não necessitam de instalações complicadas ou por serem ecológicas.

Contudo, há certas precauções a ter durante e após a sua utilização, para evitar incidentes. Saiba quais os cuidados a ter, nos pontos indicados abaixo:

 

1. Garantir alimentação do oxigénio
As lareiras a bioetanol como todos os fogos, consomem oxigénio, ainda que em pequeno nível, dependendo da dimensão do queimador corresponde ao consumo de velas e, por isso, é conveniente que o espaço seja minimamente arejado. É importante que não feche completamente os espaços com a lareira. “Não produz monóxido de carbono!”

 

2. Encher o depósito
O bioetanol é um produto inflamável e, como tal, exige cuidados e precauções extra. Aconselhamos a utilização de uma bomba de transferência de líquidos, para encher o depósito das lareiras de bioetanol, de maneira mais prática e segura.

 

3. Cuidado para não transbordar, ao encher o depósito
Nunca encha mais que o indicador de nível máximo da capacidade do depósito. Caso transborde, absorva o excesso com papel de cozinha, para evitar que a chama se propague.

 

4. Nunca abastecer com a chama acesa
Esperar cerca de 10 minutos depois da chama apagar, para voltar a abastecer o depósito (de acordo com a dimensão do queimador).

 

5. Não atirar nada para dentro da lareira
Ao contrário de uma lareira tradicional, não pode atirar nenhum tipo de resíduo lá para dentro. A única substância que se pode adicionar é o bioetanol, apenas quando não existe chama e apenas passado um intervalo de tempo.

 

6. Acessórios
Os acessórios indicados para utilizar em lareiras de bioetanol, como lenhas e pedras de cerâmica, são ideais para dar um toque realista e ajudar na concentração de calor. No entanto, há que ter atenção à maneira da sua colocação, nunca podendo ser colocados em cima da chama, apenas à sua volta.

 

7. Extinção da chama
Nunca tente apagar a lareira soprando ou com água. Recomenda-se deixar que o fogo se extinga sozinho. Se necessitar de apagar o fogo antes, deve utilizar a ferramenta apropriada para apagar a chama, que vem incluída com a lareira.

 

8. Limpeza
Neste tipo de lareiras, a limpeza é muito simples. Espere que arrefeça, depois de apagar a chama e passe um pano húmido, com água. Não é aconselhável a utilização de produtos de limpeza, devido aos químicos.

 

9. Outros Cuidados
Utilize fósforos longos de lareira para acender.  Acenda lateralmente, para evitar as chamas. É recomendado que não deixe objetos inflamáveis perto da lareira e deve ter especial cuidado com crianças e animais. Leia sempre o manual de instruções.

 

 

Respeite o meio ambiente!

Nunca deite o combustível nas condutas de água nem na natureza.

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.